De Volta ao Mesmo Palco, 14 Anos Depois
- BenGomes
- 29 de mai.
- 2 min de leitura
Meu retorno à Sala Glória Rocha com a peça Em Areias e Sombras.
No dia 17 de maio, estreamos na Sala Glória Rocha, no Centro das Artes de Jundiaí (SP), o resultado de meses de processo: a peça Em Areias e Sombras, realizada pela Cia Teatral Folha em Branco, com texto e direção de Alan Lopes.
Tive a oportunidade de dar vida ao Inspetor Richard Spencer, um homem honesto que sofre as consequências de honrar sua própria profissão.

Para mim, foi uma apresentação extremamente especial. Não apenas pelo fato de ser a estreia da montagem, mas por tudo o que aquele momento representava de forma simbólica e pessoal.
Fazia dois anos que eu estava longe dos palcos, trabalhando nos bastidores e por trás das câmeras em diferentes projetos audiovisuais. E, como sempre, foi um prazer enorme retornar ao teatro, principalmente pelo local onde nos apresentamos.
A Sala Glória Rocha foi o mesmo (ou quase o mesmo) palco onde pisei pela primeira vez há 14 anos, durante a apresentação da peça Um Rei no Xadrez Real, na qual interpretei um Guarda da Realeza.
Na época, eu tinha apenas 12 anos e era completamente inexperiente em tudo o que envolvia aquele universo da atuação e do teatro. Os “figurinos” nada mais eram do que roupas do dia a dia. Os diretores (dois professores de teatro cujos nomes infelizmente não recordo) ministravam aulas para adolescentes por meio de um programa da Prefeitura de Jundiaí.
Não havia verba para cenário, figurinos ou adereços. Então, junto dos professores, improvisávamos tudo o que era necessário para que a apresentação acontecesse.
Apesar das dificuldades técnicas e estruturais, o objetivo daquele curso era apresentar o teatro para crianças e adolescentes. E foi justamente ali que tive minha primeira oportunidade de subir em um palco de verdade, em um teatro de verdade, diante de uma plateia de verdade.
Desde então, sempre que surge uma oportunidade, uma brecha entre os trabalhos e a rotina, gosto de retornar aos palcos. O teatro me renova. É um lugar onde me sinto vivo novamente, onde encontro combustível para seguir criando, tanto nos projetos profissionais quanto na vida pessoal.
A Sala Glória Rocha permaneceu fechada por muitos anos para reforma e foi reinaugurada há cerca de dois anos. Por isso, foi extremamente gratificante voltar àquela casa agora com um pouco mais de bagagem, experiência e novas histórias para carregar comigo.

Comentários